Páginas

terça-feira, 31 de Maio de 2011

Focolares organiza seminário europeu sobre «Educação para os Media» em Abrigada

Estimular o sentido crítico e a criatividade dos participantes são os objetivos do seminário europeu sobre «Educação para os Media», a realizar na cidadela Arco-íris, Abrigada (diocese de Lisboa), de 1 a 5 de junho.
Esta atividade – com cerca de 50 participantes (na maioria jovens estudantes ou profissionais em jornalismo, fotografia, publicidade e comunicação, provenientes Portugal e de outros países europeus) - integra-se no projeto «News&You», organizado por um consórcio de várias Associações Europeias e apoiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa «Juventude em Ação».

Carregado comemora 14 anos da elevação a vila

A vila do Carregado comemora, entre 3 e 5 de Junho, o seu XIV aniversário. O destaque do programa de comemorações, organizado pela Junta de Freguesia do Carregado, vai para uma homenagem a dois carregadenses ilustres, Luís Severino e Dr. William Henry Clode, no dia 3 de Junho, às 18h45, no salão nobre da autarquia.
Ainda no primeiro dia do evento, terá lugar a abertura das tasquinhas, junto ao mercado municipal, pelas 19h00, e haverá um espectáculo com a Banda Turbo, às 22h30.
Para sábado, dia 4, está agendado um mini-torneio de futebol de 7, no Campo José Lacerda Pinto Barreiros (9h00), actividades do ginásio In Shape junto ao mercado municipal (10h30), uma exibição de hip-hop (14h00), uma vacada na praça do Casal do Sarra (15h30), a actuação do grupo Midnight Lullaby (20h00) e um Festival do Rancho Folclórico do Carregado (22h00).

segunda-feira, 30 de Maio de 2011

Docente acusada de dar aulas alcoolizada

Situação já se prolonga há dois anos,
segundo alguns pais. A professora
é vista pelos alunos a cambalear
 e até já terá sofrido uma queda
Os encarregados de educação de alguns alunos da Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer, em Paredes (Alenquer), estão indignados com o "estranho" comportamento de uma professora de História do 8º ano.
A docente tem atitudes "perturbadas" e "desequilibradas", que os pais comparam ao estado de embriaguez.
"Cheirou-me a álcool quando falei com ela" contou ao CM um dos encarregados de educação, que pede anonimato. "É uma vergonha, não é um bom exemplo para dar a crianças" diz. Para outros pais, os relatos chegam pelos filhos. "A professora vem a cambalear pelo corredor até à sala, pelo caminho deixa cair os livros das mãos", relata outra mãe. A docente já terá caído, tendo sido ajudada pelos auxiliares, chamados pelos alunos que viram tudo. A situação já se prolonga há dois anos.
"O caso é abafado para proteger a directora, que se vai recandidatar" acusa outra mãe. Os pais já apresentaram queixa na Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) e a direcção da escola já solicitou a ida da docente a uma junta médica. O CM questionou a direcção da escola e a DRELVT, que se recusaram a comentar o assunto.

Fonte: "Correio da Manhã"

domingo, 29 de Maio de 2011

Conheça o programa da XXX Feira da Ascensão

A 30ª edição da Feira da Ascensão, que este ano decorre entre 1 e 4 de Junho, volta a realizar-se, pelo segundo ano consecutivo, nas ruas da vila de Alenquer, entre o jardim Vaz Monteiro e o Parque das Tilias. Conheça aqui, na íntegra, o programa diário da Feira de amostras do concelho de Alenquer:

Desemprego no concelho de Alenquer continua em queda lenta

O número de desempregados do concelho de Alenquer desceu ligeiramente em Março pelo décimo mês consecutivo. Segundo o último relatório mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), estão inscritas no centro de emprego 1879 pessoas, ou seja, menos 187 (9%) que as contabilizadas em Junho do ano passado, mês em que se interrompeu uma tendência de subida que vigorou durante 24 meses.
Em comparação com Dezembro último, o desemprego afecta agora menos 49 pessoas no concelho alenquerense (2,55%). O número de pessoas que perderam o emprego baixou de 1846 para 1809, o equivalente a menos 37 desempregados, correspondendo os restantes 70 inscritos no centro de emprego a pessoas que procuram o primeiro emprego.

Alenquer e Benfica consegue vitória arrancada “a ferros” sobre a Académica da Amadora


Ivo Saldanha fez o 3-2 de livre directo no último minuto
O Sport Alenquer e Benfica recebeu e venceu a Académica da Amadora por 3-2, este sábado, em jogo da 29ª jornada do campeonato nacional da II divisão de hóquei em patins / zona sul e ilhas. A formação encarnada esteve a ganhar por 2-0, mas permitiu o empate, tendo que se aplicar a fundo para garantir, no último minuto, um triunfo inteiramente merecido.
Entrando em pista com uma equipa muito jovem, o Alenquer e Benfica inaugurou o marcador aos 5 minutos, com uma “sticada” seca de Pedro Lourenço. A vantagem mínima perdurou até ao intervalo, com responsabilidades para o guardião da formação visitante, Pedro Feliz, que impediu com duas mãos cheias de excelentes intervenções que os comandados de Paulo Alves traduzissem em mais golos o domínio exercido neste primeiro período.

sábado, 28 de Maio de 2011

Gang sequestra mãe e filha em ourivesaria do Carregado

Ourivesaria Pereirinha foi
assaltada seis vezes em vinte anos
Pouco mais de um mês depois de ter sido agredida num assalto à mão armada à ourivesaria que gere com o marido, no Carregado, Alenquer, Maria Pereirinha foi anteontem sequestrada, com a filha, no interior do mesmo estabelecimento. Em cinco minutos de terror, três ladrões armados com uma pistola forçaram as duas mulheres a revirar a loja, fugindo com dezenas de milhares de euros em peças de ouro e relógios.
A ourivesaria Pereirinha, aberta há cerca de vinte anos, já foi alvo de seis assaltos. "No último, há um mês e uma semana, os ladrões também vieram armados. O prejuízo foi de milhares de euros e, além disso, a minha mulher foi agredida", recordou Fernando Pereirinha, um dos proprietários do estabelecimento comercial.
Anteontem, pelas 18h00, a ourivesaria foi de novo roubada. Três homens (dois com gorros na cabeça e um com o capuz de um blusão a tapar-lhe o rosto), invadiram as instalações. Um estava armado com uma pistola, tendo de imediato fechado a porta da ourivesaria.

quinta-feira, 26 de Maio de 2011

Conheça os oito candidatos alenquerenses ao Parlamento

Em cima: Liseta Almeida (PS), Palmira Areal
e Isabel Graça (CDU) e Luís Ferreira (BE).
Em baixo: José Carlos Morais (MPT), Selma Coelho,
Luís Barros Mendes e Guilherme Coelho (CDS-PP)
Oito alenquerenses integram as listas de candidatos, de cinco partidos políticos, à Assembleia da Republica pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, nas eleições de 5 de Junho:
Liseta Almeida, de 50 anos, assistente técnica no Agrupamento de Escolas Damião de Goes, em Alenquer, número três da concelhia socialista e tesoureira da Junta de Ventosa, ocupa o 33º lugar da lista do PS.
Palmira Areal, de 56 anos, bancária, ocupa o 22º lugar da lista da CDU.
Isabel Graça, de 62 anos, engenheira silvicultora aposentada, que é actualmente presidente da direcção da Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente do Concelho de Alenquer (Alambi), integra a lista da CDU na 47 ª posição.
Luís Ferreira, de 40 anos, técnico administrativo, e actual líder concelhio do Bloco de Esquerda, ocupa o 25º lugar da lista dos bloquistas.
José Carlos Morais, de 50 anos, professor de biologia na Escola Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, deputado municipal do MPT - Partido da Terra, é o número dois da lista do MPT– Partido da Terra.
Selma Coelho, de 38 anos, mediadora de seguros, ocupa a 20ª posição da lista do CDS-PP.
Luís Barros Mendes, de 38 anos, empresário, deputado municipal do CDS-PP, surge em 34º lugar na lista dos centristas.
Guilherme Coelho, de 36 anos, consultor do ramo automóvel, e actual líder concelhio e deputado municipal do CDS-PP, é o 46º da lista do CDS-PP.

Simone Costa é vice-campeã nacional de sub16 e integra cinco ideal da Fase Final

A basquetebolista alenquerense Simone Costa, de 15 anos, sagrou-se vice-campeã nacional de sub16 femininos, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Em termos individuais, a jovem jogadora encarnada brilhou bem alto na Fase Final, que decorreu na Covilhã, no fim-de-semana, e viu o seu valor reconhecido, ao integrar o cinco ideal da competição.
A primeira equipa feminina do Benfica que atingiu a Fase Final do campeonato apresentou-se a um bom nível, dando muita luta às suas rivais. A formação da Luz perdeu com o Coimbrões (52-48) e o SIMECQ (59-52), tendo vencido o Brandoense por 57-46.
Simone Costa destacou-se naturalmente na competição, tendo sido preponderante para a conquista do 2º lugar pela equipa encarnada.
Recorde-se que, no início deste ano, a jovem jogadora benfiquista já tinha sido escolhida para os cinco ideais das Fases Finais distritais de Lisboa nas categoria de sub16 e de sub19.

quarta-feira, 25 de Maio de 2011

Ferro Rodrigues faz campanha em Alenquer

Ferro Rodrigues percorreu ruas da vila
acompanhado por Jorge Riso
O cabeça de lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, nas eleições legislativas de 5 de Junho, Ferro Rodrigues, realizou esta terça-feira em Alenquer uma acção de campanha eleitoral.
Acompanhado por Jorge Riso, presidente da câmara alenquerense, e João Hermínio, líder da concelhia socialista, o antigo secretário-geral do PS percorreu as principais ruas da zona baixa da vila de Alenquer, distribuindo rosas, em contacto porta-a-porta, aos eleitores.
Destaque, no grupo de dirigentes e autarcas socialistas concelhios que acompanhou Ferro Rodrigues nesta acção de campanha na Vila Presépio, para a candidata alenquerense Liseta Almeida, de 50 anos, assistente técnica do Ministério da Educação, da freguesia de Ventosa, que ocupa o 33º lugar da lista do PS por Lisboa.

sábado, 21 de Maio de 2011

Alenquer e Benfica perde em Sesimbra (6-2)

Bogalho inaugurou o marcador
Foi um Sport Alenquer e Benfica de duas faces que, esta sexta-feira, no pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra, começou a vencer e dominou toda a primeira parte, mas acabou derrotado sem apelo nem agravo, no segundo período de jogo, por um adversário que demonstrou estar perfeitamente à sua altura.
Numa partida que colocou frente a frente duas equipas com a permanência na 2ª Divisão já garantida, começou melhor o Sesimbra (9º classificado), mas foi o Alenquer e Benfica (10º) que inaugurou o marcador, com um golo apontado, aos 9 minutos, por Fábio Bogalho. Três minutos decorridos, num rápido contra-ataque, Flávio Santos fez o segundo golo dos encarnados, que exerceram a partir desse momento o domínio da partida, de forma serena e bastante personalizada.

sexta-feira, 20 de Maio de 2011

Pepsico recupera Mata do Lameiro

Entre colaboradores da fábrica do Carregado e familiares, foram cerca de 200 pessoas que conseguiram plantar 150 árvores na Mata do Lameiro, na Serra de Montejunto.
 Esta foi apenas mais uma etapa de um projecto que tem por objectivo a reflorestação e a recuperação sustentável de uma área de 20 hectares devastada pelos incêndios florestais em 2003. O plano prevê a plantação de cerca de 5500 árvores de diferentes espécies autóctones, a recuperação do povoamento existente e a abertura de caminhos e a preparação do terreno.

1º Fim-de-Semana da Cultura Tauromáquica suspenso

A direcção do Clube Taurino Alenquer acaba de anunciar em comunicado que, juntamente com os parceiros do Iº Fim de Semana da Cultura Tauromáquica de Alenquer, tomou a decisão de suspender este evento que deveria começar hoje e terminar no domingo.
Tal facto deve-se, segundo a direcção do Clube Taurino Alenquerense, "ao mau tempo que se fez sentir na região de Alenquer nos últimos três dias, que tornou o tentadero da Quinta da Torre totalmente impraticável para o toureio a pé, assim como toda a zona envolvente à Praça de Toiros na Quinta do Brandão, envolvente essa que seria o local onde viria a ficar toda a zona de casetas e o palco".
"Pedimos desculpa aos muitos aficionados que pensavam deslocar-se ao evento, na certeza de que havemos de comunicar dentro em breve uma nova data para a sua realização", conclui a direcção do Clube Taurino Alenquerense  .

Elói Zeferino admite deixar o Carregado se surgir um desafio mais ambicioso

Elói Zeferino cumpriu o objectivo que ele próprio traçou nesta época para o Carregado, concluindo o campeonato nacional de futebol da II Divisão, série Sul, entre os cinco primeiros, mas as metas forçosamente pouco ambiciosas do clube, devido a  condicionalismos financeiros e de infra-estruturas, podem levá-lo a não aceitar o convite da direcção azul e branca para continuar no comando técnico da equipa. Foi o próprio treinador, de 40 anos, que assumiu, em declarações no programa “Desporto em Movimento”, da Rádio Voz de Alenquer, a vontade de abraçar um desafio mais arrojado, tudo dependendo, é claro, de os convites surgirem.

quinta-feira, 19 de Maio de 2011

TDT: Ainda há televisores desligados nas casas de Alenquer

Os comerciantes atribuem à crise económica o facto de, em Alenquer, ainda haver casas com televisores desligados, sem descodificadores do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT), uma semana após a adesão da vila ao sistema.
“Mesmo nas casas que estão servidas pelas operadoras da MEO ou da ZON existem televisores desligados, porque as pessoas tinham apenas uma box para um e para os outros ainda não compraram os descodificadores”, explica Dina Corujeiro, funcionária de uma das lojas de eletrodomésticos da vila.
“As pessoas estão à espera de melhores dias”, acrescenta a comerciante.
A opinião é partilhada por Célia Carvalho, proprietária de outra loja, para quem o apagão do sinal analógico há precisamente uma semana veio abrandar a venda dos descodificadores.
“Vai-se continuando a vender, mas não com a quantidade das duas últimas semanas antes da implementação da TDT”, refere.

Alunas do secundário querem despertar o interesse da comunidade para as Medicinas Alternativas

Emanuelly, Solange, Vanessa  e Beatriz
querem ser enfermeiras 
Divulgar os efeitos benéficos da apiterapia e da reflexologia podal, e sensibilizar a comunidade para a eficácia destas terapias e o uso que se faz delas, em curas e prevenção de doenças, é o objectivo do projecto sobre Medicinas Alternativas, que um grupo de quatro alunas do 12º ano (área de Ciências e Tecnologias) da Escola Secundária Damião de Goes, de Alenquer, está a realizar, com reconhecido êxito, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
“Temos como objectivo principal evitar que as pessoas recorram desnecessariamente a fármacos e que optem por opções mais saudáveis. E pretendemos divulgar estas duas medicinas porque são aquelas a que a população tem acesso a menos informação”. Foi com estas convicções que as alunas Vanessa Sousa, Beatriz Cardoso, Emannuelly Meira e Solange Sousa, do 12º B, decidiram desenvolver um projecto subordinado às temáticas da apiterapia e da reflexologia podal, tendo como públicos-alvo a comunidade escolar em particular e a população do concelho de Alenquer em geral.

quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Chefe dos Correios do Carregado agredida por assaltantes

Assalto ocorreu à porta deste banco
A chefe de serviço da estação dos Correios do Carregado foi assaltada e agredida violentamente, na tarde do passado dia 5 de Maio, à porta de uma dependência bancária da vila, e teve de receber tratamento médico.
O roubo e agressão à funcionária dos Correios ocorreram cerca das 14h25. A mulher acabara de sair da dependência bancária do Santander Totta, na Rua Vaz Monteiro, onde, ao que o Nova Verdade conseguiu apurar, tinha levantado cerca de 6000 euros que levava para a estação dos CTT, situada a cerca de 100 metros de distância, e que se destinavam ao fundo de maneio do dia.

1.º Fim de Semana da Cultura Tauromáquica anima Alenquer

Alenquer irá ser palco do 1º Fim-de-Semana da Cultura Tauromáquica, nos dias 20, 21 e 22 de Maio. A iniciativa, organizada pelo Clube Taurino Alenquerense, promete atrair muitos aficionados à Vila Presépio, contando com um vasto programa de animação taurina, complementado por diversão nocturna, comes e bebes e muito mais.
No primeiro dia do evento realiza-se um Bolsin Taurino, na Herdade Quinta da Torre, em Ota, que englobará duas eliminatórias, cada uma com seis vacas das ganadarias Pinto Barreiros e Canas Vigourox. Às 17h00 terá lugar a abertura do espaço principal de animação, na Quinta do Brandão,com a actuação de duas tunas académicas. À noite, na praça de toiros montada neste espaço, realiza-se uma Garraiada Académica e um concerto com Joselito Maia.

segunda-feira, 16 de Maio de 2011

Anacom dá por concluído 'switch off' da TDT em Alenquer

A Anacom considerou que o processo de migração para a TDT em Alenquer está concluído dado que não se verificaram “relatos de situações de privação do serviço de televisão”, anunciou o regulador em comunicado.
O ‘switch off' foi levado a cabo no passado dia 12 e foi "o culminar de um processo de preparação técnica e de um plano de comunicação que envolveu os diversos meios de comunicação nacional e local, com especial intensidade nas últimas semanas", acrescenta o mesmo comunicado.
"A forma como decorreu e culminou o processo em Alenquer demonstra que a migração para a televisão digital terrestre pode acontecer de forma tranquila, sem sobressaltos, e sem que as populações deixem de ver televisão, como sempre fizeram ao longo de várias décadas", defende o regulador.

domingo, 15 de Maio de 2011

Sérgio Ribeiro vence Troféu Liberty Seguros

O português Sérgio Ribeiro (Barbot/EFAPEL) conquistou, este domingo, o Troféu Liberty Seguros, ao concluir a 3ª e última etapa - um circuito de 144 quilómetros em Alcobaça – no 2º posto, enquanto Bruno Lima (ONDA) foi o vencedor do dia.
A vitória por pontos coube precisamente a Bruno Lima, enquanto o prémio de montanha foi alcançado por Jóni Brandão (Liberty Seguros).
Na juventude, o triunfo tocou a Leonel Coutinho (Vitória/ASC/RTL).

Fonte: www.rr.pt

Novo hospital de Vila Franca de Xira deverá começar a funcionar em 2013

O novo hospital de Vila Franca de Xira deverá entrar em funcionamento dentro de dois anos, anunciou este domingo a ministra da Saúde, que revelou que já arrancaram as movimentações de terras para a sua construção.
A ministra Ana Jorge adiantou ainda à Lusa que "no próximo dia 1 de Junho, a equipa que vai construir e gerir o novo hospital vai entrar em funções no velho hospital Reynaldo dos Santos".
" margem da cerimónia de inauguração do novo centro de saúde de Vila Franca de Xira, a governante disse que "estão previstos dois anos de obra" e sublinhou o envolvimento da câmara municipal local nesta matéria."O envolvimento da câmara foi decisivo", referiu.

Sérgio Ribeiro ganha circuito de Alenquer

O ciclista português Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel) venceu este sábado a segunda etapa do Troféu Liberty Seguros, um circuito disputado em Alenquer, num total de 80 quilómetros.
Sérgio Ribeiro ganhou a tirada ao "sprint", terminando as 20 voltas ao circuito de quatro quilómetros em 1:57,24 horas.
Para esta penúltima etapa do troféu, partiram 100 ciclistas, mas só conseguiram terminar 52.
Vencedor da etapa de sexta-feira, o espanhol Raul Alarcon, também da Barbot/Efapel, terminou no grupo da frente (sexto), com o mesmo tempo do colega de equipa, tendo de entregar, porém, a camisola amarela a Sérgio Ribeiro.

quinta-feira, 12 de Maio de 2011

IV Congresso do Oeste vai ser em Alenquer

O IV Congresso do Oeste já tem data marcada e será realizado em Alenquer. O anúncio foi feito por António José Correia, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste (ADRO) e da Câmara Municipal de Peniche que ficou encarregue no seio da OesteCIM na organização deste congresso.
“Numa parceria da OesteCIM, Turismo do Oeste, a Leader Oeste e a Oeste Sustentável o IV Congresso do Oeste, realiza-se a 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro”, anunciou o autarca.
“Temos eleições em Junho, um novo Governo e antes do orçamento geral do Estado teremos as exigências e afirmação do Oeste”, disse.

Vila de Alenquer estreia hoje a TDT

A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) vai hoje desligar o sinal analógico do retransmissor televisivo que serve a vila de Alenquer, a primeira localidade do país a ver a Televisão Digital Terrestre (TDT).
Numa cerimónia agendada para os Paços do Concelho, a ANACOM vai de forma simbólica desligar o sinal analógico, passando a população da vila de Alenquer a poder ver os quatro canais da televisão pública por sinal digital.
Trata-se da maior revolução televisiva desde o aparecimento dos televisores a cores, que vem não só melhorar a qualidade da imagem com a transmissão em alta definição, como também introduzir novas funcionalidades, tais como a pausa da emissão ou a gravação de programas para USB.

quarta-feira, 11 de Maio de 2011

Anacom diz que 90% da população de Alenquer está preparada para a TDT

Noventa por cento dos habitantes do concelho de Alenquer "sabe o que tem de fazer para migrar para a Televisão Digital Terrestre", conclui um inquérito realizado pela Autoridade Nacional das Comunicações, na zona onde o sinal de TV analógica é desligado amanhã.
 De acordo com os dados divulgados hoje, 82 por cento dos residentes tem televisão paga e apenas 16 por cento dos televisores não estão preparados para a TDT.
Os inquéritos foram feitos antes da primeira sessão de esclarecimento e da distribuição de um guia porta-a-porta sobre a migração, esclarece a Anacom - que entretanto tem levado a cabo um "vasto programa de divulgação sobre a migração para a TDT junto da população".

terça-feira, 10 de Maio de 2011

Circuito de Alenquer é neste sábado

Em 2010, Joaquim Sampaio foi o vencedor em Alenquer
A 14.ª edição do Circuito de Alenquer, agendada para o próximo sábado, 14 de Maio, vai ter como patrono o antigo ciclista Alexandre Ruas, natural da Vila Presépio.
A Avenida Jaime Ferreira será o ponto da partida, às 16h00, com o final previsto para as 18h00. Os corredores terão de fazer um percurso de 80 quilómetros, resultantes de 20 voltas a um perímetro de quatro quilómetros, que conta com uma pequena elevação, pontuável como prémio de montanha de quarta categoria.
O Circuito de Alenquer – Troféu Alexandre Ruas surge este ano integrado no Troféu Liberty Seguros, que junta numa única prova três tradicionais circuitos que vão percorrer, e animar, os centros urbanos do Bombarral (13 de Maio), Alenquer (14 de Maio) e Alcobaça (15 de Maio), numa organização da PAD/João Lagos Sports.

segunda-feira, 9 de Maio de 2011

António Nunes levou a melhor no rali de Olhalvo

António Nunes em acção no rali de Olhalvo
O Rali de Olhalvo, segunda prova do Regional de Alenquer, ficou mais uma vez marcada pelo reduzido número de inscritos e pelo reduzido interesse desportivo.
Contudo, o rali até foi bem interessante de seguir, já que os pilotos deram espectáculo e proporcionaram bons momentos no não menos espectacular troço de Olhalvo.
A vitória foi parar às mãos de António Nunes, que apesar de ter beneficiado da desistência de José Merceano, forçou sempre o ritmo e efectou na derradeira passagem o melhor registo.
Merceano liderava já com alguma vantagem no segundo troço do rali, mas a transmissão do BMW cedeu e o piloto foi obrigado a abandonar.

domingo, 8 de Maio de 2011

Alenquer e Benfica derrotado em casa pelo Paço de Arcos (1-5)

Diogo Ganchas conduz jogada do SAB
Já com a manutenção na segunda divisão garantida, o Sport Alenquer e Benfica (SAB) recebeu e perdeu, este sábado, no seu reduto, perante o Paço de Arcos (1-5), em jogo da 27ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins da 2ª Divisão, série sul.
A equipa da Linha de Cascais, que ocupa o 2º lugar da classificação e luta pela subida ao escalão principal do hóquei em patins nacional, entrou muito forte na partida, inaugurando o marcador logo aos 3 minutos, por intermédio de Rui Pereira. Pautando o seu jogo por “sticadas” fortes de meia distância e por transições ofensivas muito rápidas, o Paço de Arcos ampliou quatro minutos depois, numa jogada concluída por Nelson Ribeiro.

sexta-feira, 6 de Maio de 2011

TDT: ‘Apagão’ analógico arranca esta semana

No próximo dia 12, quinta-feira, começa a desenhar-se, a partir de Alenquer, um novo mapa nas transmissões televisivas em Portugal. A localidade, na região Oeste do País, é a primeira a viver o ‘apagão’ do sinal analógico, que passa a ser substituído pelo digital, dando início à chegada da Televisão Digital Terrestre (TDT). Até Abril de 2012, todo o território nacional vai estar servido pela TDT, uma medida aplicada a nível europeu e conhecida por ‘Switch Off’ (‘apagão’).
O processo tem suscitado várias dúvidas junto dos telespectadores, quer a nível dos aparelhos necessários para continuar a receber o sinal, quer pelo custo das novas instalações. Segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), cerca de 1,5 milhões de lares em Portugal recebem apenas televisão em sinal aberto (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI) e são estes consumidores que vão ter de preparar os seus equipamentos para o sinal digital, já que quem tem serviços de televisão paga não será afectado.

4º Almoço de Sportinguistas do Concelho de Alenquer é dia 29

Está marcado para 29 de Maio o 4º Almoço de Sportinguistas do Concelho de Alenquer. À semelhança das edições anteriores, atletas e ex-atletas do clube deverão marcar presença neste evento, que terá lugar  no Pavilhão de Exposições da Horta D`El Rey (frente Edifício Romeira), pelas 13h00.
Contando com a presença especial da fadista Maria José Valério, bem conhecida pelo seu amor ao Sporting e por ser a intérprete do hino do clube, o programa da festa leonina terá como ponto alto uma homenagem aos atletas alenquerenses que representam a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal.
Contacto e informações podem ser obtidos através da Linha Sportinguistas de Alenquer, para o telemóvel 961 396 211, podendo também ser utilizado o correio electrónico, para o e-mail: sportinguistasdealenquer@gmail.com.

quinta-feira, 5 de Maio de 2011

Agravamento da insegurança preocupa freguesia do Carregado

José Manuel Mendes, presidente da Junta
O clima de insegurança provocado sobretudo pela sucessão de roubos e assaltos parece estar de regresso à freguesia mais populosa do concelho de Alenquer. O problema já levou os responsáveis autárquicos do Carregado a alertar a população, através da rede social Facebook, para a necessidade de os cidadãos adoptarem medidas de precaução, nomeadamente à noite e quando utilizam as caixas Multibanco.
“Não saia à rua com muitos valores! Não levante quantias avultadas nos bancos! Repare se está a ser observado quando está no Multibanco. À noite, evite circular em zonas mal iluminadas”, recomenda a autarquia carregadense, na sua página do Facebool na Internet, aconselhando, ainda, as eventuais vítimas de assalto a tentar “observar a fisionomia do assaltante e anotar matrícula e tipo de viatura usada”, mas a não resistirem, pois, “não sabemos com quem estamos a lidar”.

quarta-feira, 4 de Maio de 2011

Situação financeira da câmara preocupa personalidades concelhias

Álvaro Pedro, João Mário, Ramiro Rodrigues,
José Manuel Mendes e José Fernando Nunes
As notícias sobre os graves problemas financeiros da Câmara de Alenquer foram recebidas com enorme preocupação por algumas personalidades concelhias auscultadas pelo Nova Verdade. Confrontados com o facto de o município alenquerense ter excedido em 770 mil euros o limite de endividamento em 2010 e atingido um passivo de 25 milhões de euros no final do ano anterior, os antigos presidentes de câmara Álvaro Pedro e João Mário Aires D’Oliveira, o empresário Ramiro Rodrigues, o gestor da área dos transportes José Fernando Nunes e o responsável autárquico da freguesia mais populosa do concelho, José Manuel Mendes, foram unânimes em classificar a situação da autarquia como muito delicada, não se coibindo, nalguns casos, de tecer recomendações aos responsáveis municipais com vista a enfrentar os problemas.

domingo, 1 de Maio de 2011

Carregado vence na Praia da Vitória e termina campeonato no 5º lugar

Moisão numa disputa de bola com um adversário
(Foto: regiãodesporto.com)
O Carregado fechou, este sábado, as contas do campeonato com uma vitória por 3-1 sobre o Praiense, em jogo da 30ª jornada do campeonato nacional de futebol da II Divisão – zona sul. Com os três pontos conquistados na deslocação à ilha Terceira, os azuis e brancos subiram ao 5º lugar, atingindo, assim, o objectivo de terminar a temporada entre os cinco primeiros.
Os carregadenses entraram bem no jogo, disputado a baixo ritmo e com pouca intensidade, impondo-se de forma natural a um adversário há muito condenado à despromoção. Foi, por isso, com naturalidade que surgiram os golos da equipa comandada por Elói Zeferino, com o avançado Carolo a inaugurar o marcador aos 29 minutos e o médio defensivo Tópê a ampliar oito minutos depois.
Na segunda parte o Praiense procurou reagir, mas viu-se reduzido a dez, ao minuto 56, com a expulsão de João Borges, por acumulação de amarelos.

GNR trava sequestro em banco na Abrigada

Armados e com a cara tapada por capacetes, os dois assaltantes preparavam-se para invadir a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alenquer, na Abrigada, anteontem de manhã.
Só uma testemunha deitou por terra o plano dos ladrões, que iam sequestrar os funcionários e clientes do banco. Telefonou para o posto da GNR – e a chegada rápida dos militares obrigou os dois a fugir. Perseguidos, despistaram-se e embateram com a moto num muro. Um conseguiu fugir, e o outro, detido, foi logo libertado pelo Ministério Público. Está apenas notificado para amanhã se apresentar em tribunal.

Alenquer e Benfica garante manutenção com vitória categórica em Sintra (2-5)

Ivo Saldanha (marcou 3 golos)  conduz jogada do SAB
Missão cumprida para o Sport Alenquer e Benfica (SAB). A cinco jornadas do final do campeonato, os encarnados garantiram com uma vitória categórica no tradicionalmente difícil reduto do Hockey Clube de Sintra (2-5) a permanência na II divisão nacional de hóquei em patins.
No jogo deste sábado, no Pavilhão Monte Santos, em Sintra, a equipa alenquerense, até, entrou mal no jogo, vendo a formação da casa, numa jogada rápida de ataque, adiantar-se no marcador logo aos 2 minutos, por intermédio de Paulo Dias.
O Alenquer e Benfica chegou ao empate ao minuto 17, com Ivo Saldanha a facturar na recarga do penálti que se encarregou de marcar, depois de uma primeira defesa de Francisco Veludo.