Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Câmara de Alenquer irritada com o Futebol Clube de Ota

(Foto: BLOGOTA)
A oposição na Câmara de Alenquer demonstrou alguma irritação com o processo de colocação do relvado sintético no campo de jogos do Futebol Clube de Ota. A direcção da colectividade estabeleceu um protocolo com a autarquia, no qual constava a obrigatoriedade da edilidade de pagar mensalmente uma quantia próxima dos 4 mil euros durante um periodo de 10 anos. Esta verba acabaria por pagar a prestação do leasing acordado entre FCO e uma instituição financeira, de valor e duração idênticos aos que constam no protocolo. Segundo Nuno Coelho e José Manuel Catarino, o Futebol Clube de Ota acabou por contratualizar um leasing com a duração de sete anos e uma mensalidade a rondar os 5.300 euros sem, contúdo, ter informado a autarquia alenquerense desta alteração, facto que provocou alguma irritação e até indignação (palavras dos próprios) em ambos os representantes das forças políticas com assento na vereação da câmara, posição também corroborada pelo presidente Jorge Riso e pela maioria socialista. 

Paulo Matias faz balanço positivo do primeiro ano de mandato como autarca de Santo Estêvão

O presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, Paulo Matias (PS), considera-se satisfeito com os resultados do primeiro ano de mandato à frente da autarquia, destacando que dos objectivos inicialmente propostos já muitos estão cumpridos. Para o autarca alenquerense o balanço “é bastante positivo”, desde logo pelo facto de “os condicionalismos financeiros não terem impedido o cumprimento de várias promessas”, mas, sublinha, “quando fazemos um ano de gestão, importa deixar um sinal importante: a população tem que se mentalizar que as coisas vão ser muito difíceis e não se podem fazer comparações com o passado”. 

Estado não exerce preferência sobre retábulo do século XVI originário da Capela do Porto da Luz

Um retábulo do século XVI, cuja autoria é atribuída a Diogo de Contreiras e que o Museu Nacional de Arte Antiga defende que o Estado devia adquirir, vai ser leiloado na quinta-feira, em Lisboa.
O Estado, porém, não exercerá o direito de preferência para a compra da obra, conforme assegurou à Lusa a Secretaria de Estado da Cultura. Por seu lado, o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimentel, considera que se trata de uma obra especialmente importante por ter sido a última criada por Diogo de Contreiras, de quem a entidade já possui outras três peças, que estiveram patentes na grande exposição «Primitivos Portugueses», razão pela qual defende que o Estado devia adquiri-la.
O proprietário da leiloeira Veritas Art Auctioneers, Igor Olho Azul, vai ao encontro desta opinião. «Este retábulo, conhecido como Retábulo da Capela de Porto da Luz, em Alenquer, está atribuído ao pintor Diogo de Contreiras, que viveu entre 1500 e 1565, e é fabuloso, em termos de trabalho, em termos da pintura», disse hoje à Lusa, acrescentando «que é um dos poucos retábulos conhecidos do século XVI em Portugal».

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt

terça-feira, 28 de junho de 2011

Alenquer regressa ao passado durante três dias

Alenquer vai viajar no tempo, a partir de sexta-feira. Trata-se da 8ª edição da Feira Medieval de Alenquer, que promete atrair à Vila Presépio, até domingo, muitos visitantes. 
O certame, organizado pelo pelouro da Cultura da Câmara de Alenquer, proporciona aos admiradores do património histórico uma viagem no tempo. 
A recriação de um cenário histórico-cultural dos meados do século XV, no Parque Vaz Monteiro e parte da Avenida dos Bombeiros Voluntários, envolve manjares, jogos, música e dança, farsas, mercado de artesãos e mercadores, e cortejos medievais.

domingo, 26 de junho de 2011

Alenquer e Benfica perde com Braga e fica fora do pódio na Final-Four

Encarnados mereciam melhor sorte
O Sport Alenquer e Benfica perdeu este domingo, por 5-4, com o Hóquei Clube de Braga, no jogo da Final-Four do campeonato nacional de juniores de hóquei em patins que decidiu o 3º e o 4º classificado, e fica, assim, arredado do pódio. 
Relativamente ao jogo com o FC Porto, Luís Garção fez uma única alteração no cinco inicial da equipa alenquerense, trocando Filipe Santos por Renato Melício. Entraram ainda André Valério (GR), André Garção, Mário Fonseca e Dário Santo. Filipe Santos também foi lançado na partida.

sábado, 25 de junho de 2011

Porto derrota Alenquer e Benfica no “golo de ouro”

Alenquer e Benfica esteve à beira de fazer história
O Futebol Clube do Porto garantiu este sábado a presença no jogo da Final-Four do campeonato nacional de juniores de hóquei em patins que vai decidir o título, após derrotar por 3-2 o Sport Alenquer e Benfica (SAB). O golo da vitória dos azuis e brancos foi marcado já no prolongamento por Rafa (golo de ouro). O guarda-redes alenquerense André Valério foi o melhor em ringue.
A equipa do Alenquer e Benfica entrou em pista com um cinco inicial constituído por: André Valério (GR), André Garção, Filipe Santos, Mário Fonseca e Dário Santo. Jogou ainda: Renato Melício.

Alenquer e Benfica disputa Final-Four de Juniores de hóquei em patins em Castro Verde

Este fim-de-semana promete ser rico de emoções no Pavilhão Municipal de Castro Verde, palco da Final-Four do Campeonato Nacional de Juniores de Hóquei em Patins. FC Porto, Benfica, HC Braga e Alenquer e Benfica são as equipas que vão lutar pelo ambicionado título de campeão.
O  FC Porto-Alenquer e Benfica inaugura a competição, pelas 20 horas de sábado, enquanto duas horas depois o Benfica actua frente ao HC Braga.
Para domingo, está agendada a partida entre os vencidos, pelas 11 horas. A final será às 19 horas.
Refira-se que a Regiões TV (canal 88 da Zon) vai transmitir a final de domingo, na sequência da parceria estabelecida com a Federação de Patinagem de Portugal e a Plurisports. Aliás, esta última empresa irá exibir, no seu site, não só a final, como toda a competição em directo. Pode acompanhar as partidas no endereço Web: http://www.plurisports.com/index.php). A Rádio Voz de Alenquer também transmite  o relato dos jogos da equipa alenquerense.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

António Barbio campeão nacional de contra-relógio

António Barbio (Belalgas Cosmética/Mato Cheirinhos) é o novo campeão nacional de ciclismo júnior na especialidade de contra-relógio. O jovem de 17 anos, com origens familiares no concelho de Alenquer, rodou à média de 44,642 km/hora ao longo dos 17,1 quilómetros da corrida disputada esta quinta-feira em Pataias, Alcobaça.
A prova de contra-relógio acabou dominada pelos corredores do Mato Cheirinhos, pois o segundo lugar foi alcançado por outro ciclista desse conjunto, João Leal, que gastou mais 7 segundos do que o vencedor. O terceiro foi Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 36 segundos de Barbio.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Casais Novos: Dupla rouba ouro e cartão multibanco

Dois homens encapuzados, munidos de uma arma de fogo, efectuaram ontem à tarde um roubo no interior de uma residência de Casais Novos, em Alenquer, tendo levado vários artigos de ouro, bem como um cartão multibanco. 
Os ladrões ameaçaram o morador e obrigaram-no a revelar o código do cartão, levando ainda ouro cujo valor não foi possível apurar. Após o roubo, os ladrões fugiram a pé em direcção à localidade de Passinha.

Fonte: "Correio da Manhã"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Museu quer aquisição de retábulo do século XVI da Capela do Porto da Luz

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) está a "desenvolver todos os esforços" para que o Estado adquira um valioso retábulo português do século XVI que vai ser leiloado a 30 de junho, em Lisboa.
"O tempo urge e seria de todo o interesse para o país adquirir esta obra para o seu património nacional", disse à agência Lusa o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, que se encontra atualmente em Valladolid a acompanhar a abertura de uma exposição portuguesa de pintura daquela época.
Trata-se de um retábulo atribuído a Diogo de Contreiras (1500-1565), proveniente da capela do Porto da Luz, Alenquer, e que será levado à praça com uma base de licitação de 125 mil euros num leilão a realizar pela Veritas Art Auctioneers, naquela que será a primeira ação desta leiloeira em Portugal.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Carregado homenageia Luís Severino e William Henry Clode

Autarca José Manuel Mendes entregou
lembranças aos dois homenageados
A Junta de Freguesia do Carregado homenageou Luís Severino e o médico William Henry Clode, personalidades que se distinguiram ao serviço da freguesia e da sua população. A cerimónia, que decorreu no salão nobre da autarquia e contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Alenquer, Jorge Riso e Fernando Rodrigues respectivamente, e dos vereadores João Hermínio, Sandra Saraiva e Nuno Coelho, constitui o ponto alto das comemorações do Dia da Vila.
José Manuel Mendes, presidente da Junta do Carregado, fez o elogio dos homenageados, que reputou como “duas figuras cujas acções, embora no âmbito algo diverso entre si, são ambas muito importantes, pela forma como têm vindo a contribuir para o engrandecimento da nossa freguesia”. O autarca recordou que as homenagens “foram objecto de apresentação prévia pelo Executivo, de moções inerentes, na última Assembleia de Freguesia do Carregado, realizada no passado dia 27 de Abril, tendo sido aprovadas por unanimidade”.

domingo, 19 de junho de 2011

Montejunto dá nome a Orquestra

José Maria Ferreira, Ana Santana e João Paulo Santana
estão confiantes na aprovação da candidatura
A serra as divide, a serra as pode unir. As localidades de Abrigada (Alenquer) e Pragança (Cadaval), através das respectivas bandas filarmónicas, estão a desenvolver um projecto, a candidatar aos fundos do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, tendo como objectivo principal a constituição da denominada “Orquestra de Sopros de Montejunto”, que visa a dinamização artística, cultural e promocional da zona oeste, com destaque para a serra de Montejunto e populações adjacentes. 
“O projecto, abrangendo dois concelhos e duas colectividades centenárias, tem como pólo unificador a música representada pela criação da Orquestra de Sopros de Montejunto, composta por elementos das bandas da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada (SFUPA) e da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança, num total de 85 elementos”, afirma ao Nova Verdade o presidente da colectividade, José Maria Ferreira que, estando em funções há cerca de mês e meio, abraçou a ideia desta parceria inovadora, com a congénere do outro lado da serra, desde a primeira hora, contando com o apoio directo, e fundamental, do ponto de vista técnico, do maestro João Paulo Santana e da sua filha Ana. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escola da Abrigada desenvolve: A Palavra entre as palavras

Decorreu no dia 9 de Junho no Agrupamento de Escolas de Abrigada a exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto A Palavra entre as palavras, apresentado no Plano Anual de Actividades no início do presente ano lectivo. Esta iniciativa foi trabalhada por todas as escolas do agrupamento, com a ajuda dos professores titulares e a colaboração dos Jardins de Infância do Agrupamento, que por vontade própria se quiseram juntar a esta iniciativa.
A apresentação ao público dos trabalhos realizados pelos alunos decorreu em ambiente de festa com a celebração do Dia Mundial da Criança inserida no âmbito dos Jogos Infantis mais concretamente com a actividade Todos a mexer.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

10ª Concentração dos Tigres da Estrada com muita animação

Ferro e Fogo é um dos grupos presentes
A 10ª concentração motard organizada pelo grupo Tigres da Estrada, do Carregado, vai realizar-se entre 23 e 26 de Junho, contando com um vasto programa musical, social e recreativo.
No dia 23, a partir das 21h30, terá lugar a abertura das inscrições, estando programadas uma feira motard, touro mecânico e insufláveis, encerrando a noite com um concerto dos Ferro e Fogo. 
Para dia 24 estão agendados almoço, pelas 13h00, seguido de divertimentos e convívio. À noite, depois do jantar, realiza-se mais um concerto, com os Rock a Lady.
Já no dia 25, após almoço e tarde de petisco, e jantar, decorrerá o já tradicional passeio das tochas, a partir das 21h30, encerrando a noite musicalmente com Rad RCA.

Autarcas de Triana e Santo Estêvão concordam com fusão das duas freguesias

Paulo Matias e Vítor Ronca concordam com a  fusão
Os presidentes das freguesias de Triana e Santo Estêvão estão de acordo com um eventual agrupamento das duas freguesias da sede de concelho, se essa medida vier a ser considerada na reorganização de freguesias e municípios que o acordo do Estado português com a Troika (FMI, UE e BCE) impõe. Vítor Ronca e Paulo Matias admitem que a população alenquerense poderá mesmo ficar a ganhar caso a decisão de fusão das respectivas freguesias seja tomada, tendo em conta que será possível tirar partido da consequente concentração de meios das duas autarquias e a vila poderá contar com um autarca a tempo inteiro.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Juniores do Alenquer e Benfica apurados para a “Final Four” do Campeonato Nacional

A equipa de juniores do Sport Alenquer e Benfica apurou-se brilhantemente para a fase final do Campeonato Nacional de Juniores de Hóquei em Patins, depois de golear a Biblioteca, em casa, por 15-4. Os jovens encarnados alenquerenses, sob o comando técnico de Luís Garção, juntam-se, assim, na "Final Four", às formações de Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto e Hóquei Clube de Braga. 
Os jogos de atribuição do título nacional serão disputados no Pavilhão Gimnodesportivo de Castro Verde, em Castro Verde, no Baixo Alentejo, nos dias 25 e 26 de Junho, estando a organização a cargo da autarquia local e da Associação de Patinagem do Alentejo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sessões duplas da Assembleia Municipal ficam caras

A Assembleia Municipal de Alenquer não está a conseguir cumprir as ordens de trabalho agendadas, no tempo útil disponível estabelecido pelo respectivo regulamento, e em resultado disso tem enveredado, neste mandato, de forma quase sistemática, pela realização de sessões duplas para concluir os trabalhos. O problema é que o desdobramento das reuniões implica um agravamento significativo de custos de funcionamento do órgão deliberativo, já que aos 37 deputados municipais (21 eleitos directamente e 16 por inerência do cargo de presidentes de junta) têm que ser pagas, pelo município, as senhas de presença previstas no artigo 12.º do Regimento da Assembleia, num total de 2610 euros. Confrontados com a complicada situação orçamental da câmara, na última reunião da assembleia, em 3 de Maio, correspondente à continuação da sessão de 19 de Abril, cerca de dois terços dos deputados municipais abdicaram das senhas de presença.
No entanto, este foi um caso isolado, podendo a solução desejada de evitar o agravamento de custos passar, segundo alguns autarcas inquiridos pelo Nova Verdade, pela mudança de horário ou pela alteração do regulamento da assembleia.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Futebol Clube de Ota estreia relvado sintético com Torneio de Futebol 7

A obra está já na ponta final
(Foto:http://blogota.blogs.sapo.pt)
O Futebol Clube de Ota vai estrear o novo relvado sintético do Parque de Jogos dos Linhais com um Torneio de Futebol 7 que tem início a 23 de Junho e se prolonga até 2 de Julho. A inauguração oficial da remodelada infra-estrutura desportiva “estava prevista para dia 18, mas verificou-se um ligeiro atraso e foi decidido adiá-la para Setembro”, informou o presidente da direcção do clube otense, Miguel Ferreira.
Já contando com a previsível capacidade de atracção que constituirá o novo relvado sintético do campo de jogos, o FC Ota vai, entretanto, realizar treinos de captação, com início na semana de 20 de Junho, para a nova temporada.
A implantação do relvado sintético no Parque de Jogos dos Linhais resulta de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo que o clube assinou com a câmara, no montante estimado de 476 mil euros, que englobou a requalificação total daquela infra-estrutura desportiva, incluindo, além do relvado sintético de raiz, um novo sistema de iluminação.

TRRA: António Nunes soma segunda vitória consecutiva

Foto: www.ralisonline.net
António Nunes, em Mitsubishi Lancer Evo V, venceu, este domingo, o rali de Cheganças, terceira prova do Troféu Regional Ralis de Alenquer 2011, que se disputou num troço bastante duro, que levou a várias desistências. 
A competição arrancou na noite de sábado com uma super-especial mista (terra/asfato), nos arredores de Alenquer e na zona do Pavilhão Desportivo Municipal, que desde logo levou a algumas desistências, com destaque para o Campeão Regional em título, José Merceano, que completou a prova mas desistiu devido a problemas na transmissão. 
O algarvio Márcio Marreiros (Mitsubishi Lancer Evo VI) foi o primeiro líder da prova, mas acabou por perder essa posição para António Nunes logo na 2ª especial. Carlos Valentim ainda tentou intrometer-se na disputa entre os Mitsubishi´s Evo VI, mas na última especial viu-se forçado a abandonar, devido a problemas no motor do seu Ford Escort Cosworth.

sábado, 11 de junho de 2011

Carregado assegura primeiros dois reforços

O Carregado assegurou a contratação do lateral direito Hugo e do médio Eduardo, ambos ex-Cartaxo. Os dois jogadores reforçam a equipa que, ao que tudo indica, continuará a ser orientada por Elói Zeferino na próxima temporada.
O clube da 2ª Divisão renovou, entretanto, contrato com os guarda-redes João Godinho e André Trindade, os defesas Moisão, Marco Baixinho e Russo, os médios Ganhão e Vítor Gomes, e o avançado Marco Neves. 
Edmilson, Ivo e Pedro Canelas sobem dos juniores.

Fonte: "A Bola" com M@is Alenquer

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Torneio da Ascensão junta Alenquer Basket e mais nove clubes

O fim-de-semana prolongado em Alenquer vai ser marcado por uma grande jornada de basquetebol. Trata-se da décima edição do Torneio da Ascensão, organizado pelo Alenquer Basket Clube (ABC), que vai ser disputada por 10 clubes, representados por 18 equipas, nos escalões de sub14 e sub16, e em ambos os sexos, sub18 masculinos e sub19 femininos.
Os jogos vão decorrer entre 10 e 12 de Junho, no Pavilhão Desportivo Municipal de Alenquer.
Do rol dos clubes que vão marcar presença no torneio fazem parte Sport Lisboa e Benfica, Santarém Basket Clube, Estoril Basket Clube, AE Física DT de Torres Vedras, Benavente Basket Clube, S.I.R. Pimpões, Rio Maior Basket, Academia 1º de Junho e União do Forte da Casa, além do Alenquer Basket Clube.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Freguesia de Santo Estêvão vence concurso de recolha de recicláveis

A freguesia de Santo Estêvão venceu o concurso “Separar para equipar”, uma iniciativa do pelouro do Ambiente da câmara municipal destinada a alcançar a recolha de um maior número de recicláveis per capita, após um processo de separação e/ou selecção dos resíduos domésticos e seu encaminhamento para os ecopontos existentes na freguesia.
O prémio conquistado por Santo Estêvão, que teve a concorrência das freguesias de Cabanas de Torres e Olhalvo, consiste em cinco conjuntos de três contentores de 120 litros nas três cores da reciclagem, que serão distribuídos pelo Centro Escolar de Alenquer, EB1 de Alenquer e Santa Casa da Misericórdia. Receberam o prémio, que foi entregue pelo presidente da Câmara, Jorge Riso, no salão nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Junta, Paulo Matias, e o secretário, Vítor Grilo.

Alenquer entre os 35 municípios com menor liquidez

A Câmara Municipal de Alenquer está entre os 35 municípios portugueses com menor liquidez, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente a 2009. A lista é liderada pelo município de Lisboa, enquanto Santarém aparece na 5.ª posição, depois de Portimão, Vila Nova de Gaia e Cascais.
Para além destes 35 municípios que apresentam os valores mais negativos de liquidez e por isso a pior situação financeira, houve mais outros 194 municípios com liquidez inferior a zero.
Segundo o documento patrocinado pelo Tribunal de Contas, pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, a Câmara de Alenquer foi um dos 26 municípios que manteve liquidez negativa ao longo do quadriénio. Mais grave do que isso, a perda de liquidez do município alenquerense mais do que duplicou nesse período, passando de 5 milhões 626 mil 389 euros em 2006 para 12 milhões 114 mil 188 euros em 2009.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

Resultados das Eleições Legislativas de 5 de Junho no Concelho de Alenquer


Fonte: www.rtp.pt


Alenquer e Benfica fecha o campeonato com uma derrota

Na deslocação ao reduto da Juventude Ouriense, o Sport Alenquer e Benfica (SAB) realizou um bom jogo, pautado por um grande equilíbrio do primeiro ao último minuto, mas não conseguiu evitar a derrota (6-5). Naquela que foi a derradeira jornada do campeonato nacional da II divisão de hóquei em patins / zona sul e ilhas, disputada este sábado, a formação encarnada apresentou-se bastante desfalcada em Ourém, o que levou Paulo Alves a convocar três juniores.
O SAB entrou no ringue do Pavilhão Municipal de Ourém com um cinco inicial composto por: Fábio Gomes (GR), Fábio Bogalho, Flávio Santos, Pedro Lourenço e André Garção. Jogaram ainda: Diogo Ganchas, Mário Fonseca e João Mendez.

sábado, 4 de junho de 2011

Paulino divide paixão do futebol com voluntariado nos Bombeiros

João Ricardo Eucário Paulino, no mundo do futebol conhecido simplesmente como Paulino, é aos 22 anos um cidadão empenhado, que além de desenvolver uma actividade profissional ainda arranja tempo para ajudar e socorrer quem precisa. No Ano Europeu do Voluntariado, o Nova Verdade recolheu o testemunho deste jovem jogador que na última temporada vestiu a camisola do Carregado, procurando saber quais as suas motivações e perspectivas enquanto elemento do corpo activo da Secção de Abrigada dos Bombeiros Voluntários de Alenquer.
Natural da freguesia de Cabanas de Torres, Paulino ingressou no Juventude da Castanheira e logo a seguir passou para o Belenenses, ainda como júnior, integrando já como sénior o plantel do Odivelas (então na II Divisão) durante três temporadas. Na última temporada o defesa central suscitou o interesse dos dirigentes e técnicos do Carregado, que garantiram o seu concurso no regresso da equipa à II Divisão, depois de uma passagem efémera pela Liga de Honra.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Concelho de Alenquer ultrapassa barreira dos 40 mil residentes

O concelho de Alenquer teve um crescimento positivo no decorrer da última década, segundo os dados preliminares dos Censos 2011. Desde a realização do último recenseamento geral em 2001, a população de Alenquer teve um aumento de 7% e já ultrapassou a barreira dos 40 mil residentes, segundo informações disponibilizadas pelo delegado regional, Paulo Franco.
"De acordo com os Censos de 2011, 39 180 pessoas residiam no concelho, um número que em dez anos aumentou para os 41 905".
Apesar deste aumento efectivo de residentes, o fenómeno de desertificação no designado Alto Concelho acentuou-se desde 2001. Das 16 freguesias do concelho, apenas as freguesias urbanas (Sabto Estêvão, Triana e Carregado) obtiveram um crescimento positivo. A única excepção foi a freguesia dos Cadafais, que acabou por beneficiar da proximidade com a vila do Carregado.

Já está nas bancas a edição do Jornal Nova Verdade de 1 de Junho