Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Carro roubado por carjacking no Carregado

Na avenida das Descobertas, no Carregado, em Alenquer, pelas 00h45 de ontem, três homens armados com uma arma de fogo roubaram um carro ao proprietário, pelo método de carjacking.
A GNR tomou conta da ocorrência.
O caso está a ser investigado pela Secção de Roubos da Polícia Judiciária de Lisboa.

Fonte: "Correio da Manhã"

terça-feira, 26 de julho de 2011

Museu João Mário: Ver Malhoa e Dalí em Alenquer

O pintor João Mário transformou o seu
quintal num museu
Com tão pouco espaço e tantos quadros “dentro dos armários e debaixo da cama”, João Mário, pintor de profissão, decidiu criar um museu de arte figurativa no seu próprio quintal, em Alenquer, e abri-lo ao público. Entre os vários artistas, destacam-se obras de José Malhoa, Anjos Teixeira, Álvaro Cunhal e Almada Negreiros. O espólio contém, ainda, desenhos do rei D. Carlos, D. Fernando II e de Columbano Bordalo Pinheiro.
Em 1992, o pintor decidiu  expor algumas das obras que tinha guardado, incluindo algumas da sua autoria. Descrevendo-o como um “pólo de divulgação”, hoje orgulha-se do seu pequeno museu, que exibe quase 700 obras e , só em 2010, atraiu mais de 4500 pessoas.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Forcados de Alenquer vencem troféu para a melhor pega na Póvoa de Varzim

Praça de toiros da Póvoa do Varzim esgotada para presenciar a décima quinta corrida TV Norte; um espectáculo agradável, pleno de aficcion e alegria bem características das gentes da Póvoa, onde a tauromaquia mais vinca a definição da palavra festa (brava).
Grande noite de pegas também assistimos na Póvoa: Em disputa o troféu Câmara Municipal da Póvoa do Varzim para a melhor pega, ganho pelo forcado André Mata do Grupo de Forcados de Alenquer executada ao terceiro toiro da noite. Pelos de Alenquer pegou também Pedro Coelho à primeira tentativa. Os Amadores da Moita do Ribatejo pegaram o Cabo Pedro Raposo e Rui Pragana ambos á primeira tentativa. Pelo Aposento do Barrete Verde de Alcochete também o Cabo João Salvação e Pedro Bicho os dois á primeira tentativa.

Fonte: http://www.toureio.com

Centro de Dia e Apoio Domiciliário de Meca começará a funcionar ainda este mês

O Centro de Dia e Apoio Domiciliário, da Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca, deverá começar a funcionar ainda este mês, informou Luís Aguiar. 
Construído num terreno cedido pelo município, o equipamento custou cerca de 535 mil euros, integralmente comparticipados pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Dará auxílio a 50 utentes na valência de Centro de Dia e a 20 no apoio domiciliário. 
O autarca de Meca adiantou ao Nova Verdade que “há intenção de introduzir, a breve trecho, alterações no projecto, para integrar no equipamento a componente de Lar para a Terceira Idade, que não estava prevista há dez anos, quando se planeou o projecto, mas entende-se. Agora, como necessária, dada a evolução demográfica e social da própria freguesia”.

Fonte: "Nova Verdade"

Jorge Riso diz que "Valeu a pena criar o Banco Local de Voluntariado, mas contava com maior adesão"

O presidente da Câmara de Alenquer, responsável pelo pelouro da Acção Social na autarquia, considera que valeu a pena criar o Banco Local de Voluntariado, admitindo, contudo, que esperava uma maior adesão por parte de pessoas interessadas e disponíveis para a realização de actividades voluntárias.
Para Jorge Riso, estes dois anos de acção do Banco Local do Voluntariado “têm, globalmente, um balanço positivo”. “Pensamos que valeu a pena avançar com este projecto, com base num protocolo de colaboração com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, apesar de não ter havido a adesão que nós pensávamos que houvesse a nível de voluntários”, sublinha o edil alenquerense, acrescentando que “na prática, em termos de acção, são meia dúzia de pessoas, aquelas com que podemos contar a título permanente”.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Anulação do concurso para a construção de acessos pode adiar abertura do Hospital de Vila Franca

O concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao novo hospital de Vila Franca de Xira foi anulado porque os valores apresentados pelas construtoras excedem o que é permitido por lei em relação ao preço base definido. Esta situação vai implicar a abertura de um novo concurso que com os prazos inerentes para a apresentação de propostas, análise das mesmas e possíveis reclamações dos concorrentes podem fazer adiar a abertura do hospital, prevista para o primeiro semestre de 2013.

Moradores do Carregado revoltados com estado de abandono do cemitério

Os moradores do Carregado, concelho de Alenquer, estão revoltados com o estado de degradação do cemitério e exigem que o espaço sofra obras de reabilitação. O actual cemitério, localizado longe da área urbana da freguesia, abriu as portas há 14 anos mas a maioria dos montes de terra usados na sua construção ficaram dentro do espaço, a poucos metros das campas onde actualmente estão sepultadas várias famílias.

Fonte: "O Mirante"

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Escola de Verão e Campo de Férias proporcionam ocupação pedagógica a alunos de Abrigada

O ano lectivo já terminou, mas o Agrupamento de Escolas de Abrigada continua apostado em prestar serviços à comunidade educativa local. É neste âmbito que se inserem os projectos Escola de Verão, destinado a alunos com mais dificuldade na aprendizagem da língua inglesa, e Campo de Férias, aberto a todos os estudantes locais, englobando um conjunto vasto de actividades que se prolongam até 22 de Julho.

Luís Aguiar traça “balanço positivo” do primeiro ano de mandato

Luís Aguiar Gualdino traça “um balanço, apesar de tudo, positivo” do primeiro ano de mandato. O autarca socialista iniciou aquele que é o seu quinto e último mandato como presidente da Junta de Meca, após as eleições intercalares realizadas em 6 de Junho de 2010, e volvido um ano, mostra-se confiante e optimista em relação ao futuro da freguesia.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alunos da Merceana podem ficar sem Educação Física

O Agrupamento de Escolas da Merceana, em Alenquer, comunicou ontem à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) a intenção de acabar com as aulas de desporto no pavilhão da localidade por falta de segurança para os alunos
Segundo Casimiro Gomes presidente deste agrupamento, em causa está a necessidade de obras no pavilhão desportivo já que este não reúne condições de segurança para assegurar as aulas de Educação Física
Casimiro Gomes diz que "chove dentro do pavilhão", devido a diversos buracos existentes na cobertura e o piso está em más condições.
No último ano lectivo as aulas decorreram só em metade do pavilhão e os alunos e professores foram proibidos de realizarem jogos com bola para "evitar que os candeeiros caíssem em cima dos alunos", disse à Agência Lusa.

Turismo do Oeste alerta para os milhões de euros congelados

António Carneiro disse à Lusa que, apesar da crise, há investidores que tencionam avançar com a construção ou ampliação, na região Oeste, de empreendimentos turísticos, um investimento de mil milhões de euros que está contudo congelado por “burocracias administrativas”.
O problema, segundo António Carneiro, resulta da adaptação dos Planos Directores Municipais (PDM) ao Plano Regional de Ordenamento do Território para o Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT), um processo demorado uma vez que obriga as câmaras a pedirem consulta a várias entidades.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PJ investiga processo de urbanismo da Câmara de Alenquer

Uma equipa de inspectores da Polícia Judiciária (PJ) esteve na Câmara de Alenquer para apurar as condições em que foi licenciada pela autarquia a construção de um pavilhão de serração, transformação e polimento de rochas ornamentais, da firma Sociror –Sociedade Ibérica Rochas Ornamentais Lda, a cerca de cinco metros de uma moradia, em Lagares Velhos, no lugar de Paúla, freguesia de Cabanas de Torres. No âmbito da investigação, accionada com base numa queixa apresentada pelo proprietário da moradia contígua ao prédio construído, foram ouvidos, como testemunhas, todos os elementos do executivo camarário, bem como o director do departamento de Urbanismo da autarquia.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Para poder trabalhar leva o computador de casa

Um funcionário da Câmara de Alenquer é obrigado a levar de casa computador e impressora para assegurar o serviço de defesa do consumidor, denunciaram esta quinta-feira os vereadores da coligação de direita.
«O funcionário leva de casa o computador, impressora, tinteiros e scanner», afirmou à agência Lusa o vereador Nuno Coelho da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPP.
Os vereadores da oposição de direita alertaram o executivo PS para o problema, que se arrasta «há seis meses».
O vice-presidente da câmara, João Hermínio (PS), disse à Lusa que o município já conhecia o caso e «está a tentar solucioná-lo».

AFRESCA: Cinco freguesias formam associação

Nasceu a AFRESCA – Associação de Freguesias do Sudoeste do Concelho de Alenquer. O acto de constituição aconteceu no dia 2 de Julho, na sede da Junta de Aldeia Gavinha, uma das cinco freguesias que compõem esta entidade, à qual se juntam Aldeia Galega da Merceana, Cadafais, Pereiro de Palhacana e Ribafria.
A “via associativa de freguesia” foi, nas palavras de Célia Nicolau, anfitriã e representante das autarquias que integram a AFRESCA, a forma encontrada para satisfazer as “necessidades colectivas, ou até problemas individuais dos cidadãos” e “melhorar os serviços prestados às populações”. Para a autarca, o facto de a “vida das comunidades” não se esgotar na sua “delimitação territorial e administrativa” levava à necessidade de encontrar “formas de melhor adequar os recursos públicos, numa lógica de partilha e de racionalidade de meios humanos, técnicos e financeiros entre freguesias vizinhas, que, na maior parte das vezes, padecem de problemas comuns”. 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sucessão no PS: João Hermínio apoia Assis, Jorge Riso e Álvaro Pedro preferem Seguro

Hermínio não apoia o mesmo candidato que Riso e Pedro 
O presidente da Concelhia do PS de Alenquer apoia a candidatura de Francisco Assis ao cargo de secretário-geral dos socialistas, segundo revelou ao Nova Verdade. João Hermínio frisou que o seu apoio é “individual” e não vincula aquela estrutura dos militantes socialistas.
“Entendo que o Francisco Assis, em termos de currículo pessoal e político, terá mais condições para liderar o partido do que o António José Seguro”, afirmou o dirigente concelhio do PS para justificar o seu apoio ao candidato à liderança socialista. 
Já  o presidente da Câmara de Alenquer, Jorge Riso, e o seu antecessor no cargo, Álvaro Pedro, ao que o M@is Alenquer apurou, são apoiantes assumidos de António José Seguro, o outro candidato  à sucessão de José Sócrates, que anunciou a saída do cargo de secretário-geral do PS na sequência da derrota nas legislativas de 05 de Junho.
As eleições directas no PS realizam-se nos dias 22 e 23 de Julho e o congresso entre 9 e 11 de Setembro.

domingo, 10 de julho de 2011

"Gestão rigorosa assegura situação financeira estável", afirma autarca de Aldeia Gavinha

Célia Nicolau está em funções há um ano
“Considerando as limitações existentes não só a nível local, mas também no plano nacional”, Célia Nicolau faz um “balanço positivo” do primeiro ano de mandato como presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Gavinha. “Seguramente que não concretizamos concretizar todos os objectivos traçados para este primeiro ano, mas procurámos solucionar aqueles que nos pareceram mais urgentes, como por exemplo o arranjo e manutenção de caminhos vicinais, o apoio às escolas e a celebração de um protocolo para a construção de um de escoamento de águas na Estrada Nacional 9 em Aldeia Gavinha”, sustenta a autarca socialista, de 48 anos, acrescentando que, desde que tomou posse na sequência das eleições intercalares de 6 de Junho de 2010, “continuámos, também, a realizar o tradicional passeio dos reformados, e a apoiar as iniciativas das colectividades, associações e Igreja local”. 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Presidente da Câmara confirma abertura do Centro Escolar do Carregado em Setembro

O presidente da Câmara de Alenquer está confiante que o Centro Escolar do Carregado irá mesmo abrir em Setembro, quando do arranque do novo ano lectivo. “As obras de execução dos acessos foram adjudicadas e já arrancaram, e os concursos para os equipamentos já começaram, pelo que há razões para acreditar que os prazos serão cumpridos”, afirma ao Nova Verdade Jorge Riso (PS), admitindo, ainda assim, que “possa haver um ligeiro atraso na entrega do mobiliário e dos meios informáticos, porque em Agosto, tradicionalmente, o País pára”, mas que “não deverá ser suficiente para comprometer o arranque das aulas” no novo complexo escolar.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Crise faz disparar número de alunos carenciados

A crise fez disparar o número de alunos carenciados no 1º ciclo do ensino básico da rede pública, no concelho de Alenquer, cujas refeições escolares são pagas na totalidade (escalão A) ou comparticipadas em metade (escalão B) pela câmara. O edil Jorge Riso, que tutela o pelouro da Educação, confirma ao Nova Verdade que “à medida que a crise se vai agravando vão aumentando os pedidos de apoio, por parte de agregados familiares que sofreram quebras no respectivo rendimento mensal, principalmente, devido a situações de desemprego de um ou dos dois elementos do casal”.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Câmara sabia de alteração do protocolo do relvado sintético do Futebol Clube de Ota

(Foto: BLOGOTA)
A direcção do Ota, afinal, agiu correctamente na questão do protocolo e do leasing para a colocação do sintético. Nuno Coelho e José Catarino pediram desculpa a Miguel Ferreira por terem chamado o presidente do FCO à reunião de câmara de 4 de Julho.
A direcção do Ota saiu claramente ilibada do processo que envolveu o clube e a câmara de Alenquer. Em causa estava o protocolo assinado em Maio de 2010, que previa o pagamento por parte da autarquia de cerca de 4 mil euros mensais por um periodo de 10 anos, quantia que serviria para o FCO adquirir o tão desejado relvado sintético. O Ota sentiu alguma dificuldade para ver o contrato de leasing aprovado, o que acabou por suceder em Dezembro de 2010, mas com condições diferentes das protocoladas com a câmara: cerca de 5300 euros mensais, por um periodo de 7 anos. Miguel Ferreira, presidente da direcção do Ota, informou Jorge Riso e João Hermínio da situação, e o clube acabou por assumir o pagamento da quantia restante que não fazia parte dos valores do protocolo, ou seja, cerca de 1300 euros mensais. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Real Celeiro Público de Alenquer completa 200 anos

(Foto: http://alenquercamping.blogspot.com)
Uma conferência, uma exposição e uma evocação histórica sobre “Alenquer 1811” integram o programa de comemoração do Bicentenário do Real Celeiro Público de Alenquer, que está agendado para o próximo sábado, dia 9 de Julho. A iniciativa, promovida pelo Município de Alenquer, engloba também uma prova de vinhos e música popular.
O programa comemorativo dos 200 anos do Real Celeiro Público tem início às 15 horas, com uma conferência intitulada “A instituição e o Edifício”, que terá como oradores António Guapo, José Lourenço e Joaquim Alexandre. Segue-se a abertura da exposição de conteúdos informativos e artefactos representativos do Real Celeiro, organizada com o apoio do Arquivo Histórico Municipal de Alenquer e da UNICARO – União de Cooperativas Agrícolas do Ribatejo e Oeste.

sábado, 2 de julho de 2011

Ramiro Rodrigues assume liderança da Delegação de Alenquer da Cruz Vermelha

O empresário carregadense Ramiro Rodrigues assumiu, recentemente, a liderança da Delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa, substituindo Luís Severino que na prática já se encontrava afastado das funções há algum tempo, devido a doença. Confrontada com a desastrosa situação financeira da Delegação alenquerense, após o afastamento de Luís Severino, a direcção nacional da Cruz Vermelha nomeou o conhecido proprietário e gerente do Grupo Sobralpneus como “delegado especial”, com plenos poderes para constituir a sua própria equipa e tomar todas as medidas necessárias para assegurar o rápido regresso do organismo à normalidade.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Autarquias do Oeste desinteressadas das competências dos Governos Civis

Os deputados intermunicipais do CDS, Luís Barros Mendes, de Alenquer, e Duarte Nuno, das Caldas da Rainha, alertaram os colegas e o conselho de administração para o fim dos governos civis, convidando a comunidade a receber e negociar com o Governo algumas das competências.
Apesar de ser um assunto pertinente, os deputados não receberam qualquer resposta dos colegas das bancadas e nem mesmo do conselho de administração, ficando todos em silêncio.
Luís Barros Mendes questionou a direcção da OesteCIM se “está disposta a receber as competências dos governos civis”, tendo em conta que a Troika aconselha a que os mesmos acabem.