Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Carregado: Um caso de amor à camisola

UM EXEMPLO DE QUE NEM TUDO NO FUTEBOL gira à volta do dinheiro. Terceiro classificado da zona Sul da 2ª Divisão (com 32 pontos, apenas menos três que o líder Torreense), o Carregado tem sido uma das agradáveis suspresas da prova.
Apesar do bom desempenho dentro das quatro linhas, o clube vive dias de incerteza, o dinheiro escasseia e só o amor à camisola por parte dos jogadores mantêm a equipa em competição.
Sem o apoio da Câmara Municipal de Alenquer, o clube sobrevive devido à boa vontade dos jogadores, que jogam todos os domingos... de graça. Sem condições financeiras para arcar com os salários dos 22 atletas que compõem o plantel, a Direcção do Carregado apenas paga as faturas gastas nas deslocações para os treinos.

Preventiva para suspeitos de roubar viatura à mão armada

O JUIZ DE INSTRUÇÃO CRIMINAL do Tribunal de Vila Franca de Xira decretou esta segunda-feira prisão preventiva para dois dos suspeitos de um assalto à mão armada ao condutor de um veículo ocorrido na vila do Carregado, Alenquer.
Fonte da GNR disse à Lusa que a decisão foi tomada após primeiro interrogatório judicial e que o terceiro suspeito ficou sujeito a apresentações diárias na GNR de Alenquer.
Os três suspeitos, entre os 16 e os 24 anos, roubaram um veículo na madrugada de sábado, obrigando o condutor a sair da viatura em plena via pública sob ameaça de arma de fogo.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Carregado-Monsanto, 4-0: Goleada com “bis” de Marco Neves e Rafael

Marco Neves foi um quebra-cabeças
para a defesa do Monsanto
O CARREGADO goleou este domingo o Monsanto por 4-0, em jogo da 17ª jornada do Nacional da II Divisão / Zona Sul. Marco Neves e Rafael “bisaram”.
Um golo marcado ainda na primeira parte, por Marco Neves (30’), e três golos apontados após o reatamento por Rafael (57’), Marco Neves (75’) e Rafael (90+1’), permitiram à equipa da casa garantir os 3 pontos e manter-se no 3º lugar da classificação (32 pontos), atrás de Torreense (35 pontos) e Oriental (33), que também venceram.

Alenquer e Benfica derrotado (2-6) em casa pelo Turquel

Fábio Bogalho apontou os 2 golos
da equipa alenquerense
A EQUIPA SÉNIOR DE HÓQUEI EM PATINS do Sport Alenquer e Benfica perdeu este sábado, por 2-6, na receção ao Turquel, em jogo da 13ª jornada do Nacional da II Divisão / Zona Sul da modalidade. 
A equipa encarnada até entrou bem na partida, atingindo o 2-0, com dois golos apontados por Fábio Bogalho (16’, 20’), vantagem que segurou até ao intervalo.
Contudo, na segunda parte o Turquel regressou com grande atitude e deu a volta ao marcador, com golos de Gonçalo Santos (26’) e Fábio Alexandre (27’, 27’, 38’). Depois, a formação do concelho de Alcobaça ainda ampliou a contagem, para 2-6, através de Paulo Passos (33’, 49’).

sábado, 28 de janeiro de 2012

Carregado: Assaltado por trio armado

UM HOMEM FOI NA MADRUGADA DESTE SÁBADO vítima de um assalto à mão armada quando se encontrava dentro do seu automóvel no Carregado, por parte de três jovens, disse hoje fonte da GNR.
Fonte da GNR explicou à agência Lusa que o proprietário do veículo, de 38 anos, foi obrigado a abandonar a viatura em plena via pública sob ameaça de arma de fogo por parte de outros três homens, com idades entre os 16 e os 24 anos.
O assalto ocorreu às 4h55 horas no Carregado, tendo os autores do assalto actuado de "cara descoberta" e furtado apenas o veículo. A viatura viria a ser abandonada num outro local e localizada mais tarde pela GNR.
Segundo a mesma fonte, os três suspeitos já foram identificados e estão referenciados pela prática de diversos crimes no concelho de Alenquer e localidades limítrofes.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt

Câmara de Alenquer lança concurso nacional para a concepção do logótipo do Município

A CÂMARA DE ALENQUER ABRIU UM CONCURSO NACIONAL para a criação do novo logótipo do concelho. A decorrer até dia 15 de Março, esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do processo de criação da marca “ Alenquer, Presépio de Portugal”.
A nossa imagem deve ter em consideração o facto de Alenquer ser o “ Presépio de Portugal”, o seu pendor vitivinícola, a localização estratégica e a sua riqueza histórica, arquitectónica, natural e arqueológica. 
Os candidatos podem candidatar-se em nome individual ou em grupo e apresentar no máximo dois trabalhos por pessoa ou grupo. 
Ao vencedor será atribuído um prémio no valor de 1000 euros e uma noite de alojamento para duas pessoas oferecida pela Quinta do Covanco, em Alenquer. Serão também atribuídas menções honrosas.
Os trabalhos estarão em exposição de 19 de Março a 16 de Abril nos paços do concelho. 

Regulamento: 

Fonte: http://www.rostos.pt


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tribunal determina apresentações semanais à GNR a 2 suspeitos de assalto a café

Um café na vila do Carregado, concelho de Alenquer, foi assaltado na terça-feira, tendo a investigação posterior conduzido à detenção de dois jovens, de 17 e 22 anos, que foram hoje presentes ao tribunal, disse fonte da GNR.
Depois de presentes ao juiz de instrução criminal do Tribunal de Vila Franca de Xira, os dois jovens, de 17 e 22 anos, ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações semanais no posto da GNR.
Ambos são suspeitos de, na madrugada de terça-feira, terem furtado na Azambuja uma carrinha ligeira de mercadorias, na qual se deslocaram até ao Carregado para furtar um estabelecimento comercial.

Fonte: http://aeiou.visao.pt  

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nuno Coelho assume liderança do PSD/Alenquer com críticas à gestão camarária

A nova comissão política concelhia do PSD Alenquer, presidida pelo vereador Nuno Coelho, tomou posse no sábado, numa cerimónia que contou com a presença do ex-líder nacional do partido, Luís Marques Mendes, e do deputado, e presidente da distrital do PSD/Oeste, Duarte Pacheco.
O novo líder do PSD/Alenquer pautou o seu discurso por duras críticas que dirigiu à gestão PS em exercício na Câmara de Alenquer. Nuno Coelho lamentou alguns investimentos feitos pela autarquia e acusou a gestão de Jorge Riso de não ter um projecto para Alenquer.

Fonte: http://www.radioalenquer.com/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

José Maduro ganha 29º Grande Prémio de Atletismo do Camarnal

José Maduro, do Maduro Atletics, venceu este domingo a 29.ª edição do Grande Prémio de Atletismo do Camarnal, ao cumprir os 10 000 metros da prova em 31.28 minutos.
Alex Scaturu, do CRD Arrudense, cortou a meta 1 minuto e 18 segundo depois do vencedor, enquanto Paulo Pinheiro, do Maratona, completou o pódio, cedendo 2.11 minutos para Maduro.
Ana Mafalda Ferreira, do G.D. do Estreito, foi a primeira classificada no escalão feminino, completando o percurso em 35.30 minutos.
A corrida, organizada pela Sociedade Recreativa do Camarnal, contou com a participação de 307 atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.

Carregado vence por 3-1 o Atlético de Reguengos e regressa ao 3º lugar

Marco Neves inaugurou o marcador
O Carregado venceu o Atlético Sport Clube, em Reguengos de Monsaraz, por 3-1, este domingo, e regressou ao 3º lugar, à 16ª jornada do Nacional da II Divisão / Zona Sul.
Marco Neves inaugurou o marcador aos 45 minutos, de cabeça, após cruzamento de Moisão para a área.
Aos 52 minutos, Eduardo ampliou a contagem para a equipa carregadense, com um golo espetacular.
Aproveitando o desnorte dos alentejanos, os comandados de Sérgio Ricardo fizeram o terceiro golo, aos 60 minutos, através do mais recente reforço, Rafael (ex-URD Tires).
O Atlético de Reguengos ainda reduziu para 3-1, por intermédio de Billá, antes de ficar reduzido a dez, por expulsão de Nabor, aos 79 minutos, mas nunca colocou em causa a vitória dos visitantes.
Com este triunfo, os carregadenses isolaram-se no terceiro posto, a três pontos do líder Torreense.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Alenquer e Benfica sofre derrota pesada em Santa Cita

A equipa sénior de hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica perdeu hoje no reduto do Santa Cita por 8-2, em jogo da 12ª jornada Nacional da II Divisão / Zona Sul da modalidade. 
Uma derrota muito pesada para a equipa de Paulo Alves e que não estava nas previsões. 
No jogo de hoje a tarefa dos encarnados nunca foi fácil, perante um Santa Cita extremamente eficaz sempre que chegava à baliza de João Mendes.
Os golos do Alenquer e Benfica foram apontados por André  Garção.
O Alenquer e Benfica alinhou com um cinco inicial composto por: João Mendes (GR), Fábio Bogalho, André Garção, Pedro Lourenço e Rúben Martins. 
Com este desaire, a equipa alenquerense cai para a 8ª posição, com 20 pontos. O Sporting continua a liderar a classificação, somando 28 pontos. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Expedição liga Alenquer a Marrocos pelo 15º ano consecutivo

Carlos Barbosa (2ª a contar da direita) e alguns
amigos que o irão acompanhar na expedição
Já estão em curso os preparativos para a Expedição Marrocos 2012. Pelo 15º ano consecutivo, o raide “turístico-sócio-cultural” vai ligar Alenquer a Marrocos, unindo os participantes, ao longo de 4500 quilómetros, no espírito de aventura e no sentimento de amizade com o povo marroquino.
Na segunda quinzena de Abril, o alenquerense Carlos Barbosa, coronel da Força Aérea na reserva, vai liderar a expedição africana pela 15ª vez, ganhando o estatuto de único resistente da coluna. “Vamos tentar aproveitar a conjugação dos feriados de ‘25 de Abril’ e 1º de Maio. A viagem irá prolongar-se por duas semanas, pelo que estaremos de regresso nos primeiros dias de Maio”, afirmou ao Nova Verdade aquele que, sendo um entusiasta assumido do todo-o-terreno, é o principal mentor e organizador da expedição, acrescentando que “neste momento temos 12 pré-inscritos, oriundos de vários pontos do País”.

Notícia desnvolvida na edição de 15JAN2012 do "Nova Verdade"

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Carregado: Vítor Almeida pode estar de saída para a Orangina

Vítor Almeida, defesa-central de apenas 20 anos, tem sido uma das figuras do Carregado, equipa da 2ª Divisão, zona Sul, e tem despertado a atenção de alguns clubes da Liga Orangina.
Portimonense, Leixões, Penafiel e Santa Clara estão atentos à carreira do central e observaram o jogador no jogo do Carregado com o Louletano, no passado domingo.
Vítor Almeida fez toda a formação no Belenenses e antes de chegar ao Carregado passou pelo Odivelas.
Entretanto, o plantel orientado por Sérgio Ricardo prepara a deslocação ao reduto do Atlético de Reguengos, marcada para domingo. A grande dúvida para o encontro é Ganhão. O médio lesionou-se num cotovelo e está em dúvida para o encontro com a formação alentejana.

Fonte: "A Bola"

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Choque frontal faz cinco feridos

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros provocou, ontem de manhã, ferimentos em cinco pessoas, no IC2, perto de uma rotunda em Cheganças, Alenquer. O acidente ocorreu cerca das 09h30 e os condutores das duas viaturas tiveram de ser desencarcerados. "O condutor de um dos carros perdeu o controlo porque havia gasolina derramada na estrada, e foi parar à faixa contrária, onde chocou de frente com outra viatura", explicou ao CM fonte dos Bombeiros de Alenquer, que estiveram no local, apoiados pelas corporações de Castanheira do Ribatejo e de Merciana. Um dos condutores, 33 anos, sofreu traumatismos graves. Os cinco feridos foram transportados para o Hospital de Vila Franca de Xira.

Fonte: "Correio da Manhã"

RUI BENTO VASQUES «Alenquerenses têm que ser mais dinâmicos e pró-activos»

O antigo matador de toiros Rui Bento Vasques considera que “Alenquer está demasiado apagada”, situação que relaciona “com o espírito que as pessoas têm e sobretudo com a falta de espírito que não se lhe é capaz de incutir”, defendendo, por isso, a necessidade de “quem tem responsabilidades transmitir ao povo dinamismo e uma forma mais pró-activa de actuar, e de conseguir objectivos mais alargados”. 
Em entrevista ao Nova Verdade, o agora director de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno faz um balanço positivo dos seis anos que leva à frente da praça de touros mais importante do País e traça um quadro do panorama actual, das preocupações e dos desafios, do sector taurino em Portugal, que na sua opinião “deve aproveitar esta fase económica complicada para se reorganizar, reduzindo o número de espectáculos e privilegiando a qualidade à quantidade”.

Câmara sem verbas para a comemoração dos 800 anos do foral

A passagem dos 800 anos do primeiro foral de Alenquer, que ocorre este ano, não será objeto de um programa comemorativo específico, por parte da câmara. O edil alenquerense, Jorge Riso (PS), alega que a autarquia não tem verbas, admitindo no entanto promover algumas iniciativas alusivas que ainda não estão planeadas, mas o MPT – Partido da Terra de Alenquer não se conforma e já anunciou que irá apresentar uma recomendação sobre o tema na próxima sessão da assembleia municipal.
“Quando foi a discussão do orçamento para 2012 tínhamos pensado comemorar os 800 anos do foral de uma forma mais importante, mas, sabendo que o orçamento não permitia, o que nós vamos fazer é uma pequena ação”, afirma ao Nova Verdade Jorge Riso, observando que “quando não há dinheiro são estas questões culturais e tradicionais que vão ficar sempre para trás”. 

Notícia desenvolvida na edição de 15JAN2012 do "Nova Verdade"


domingo, 15 de janeiro de 2012

Penálti inventado rouba vitória ao Carregado

Vítor Gomes inaugurou o marcador, aos 7'
Uma grande penalidade inexistente, assinalada no último minuto, impediu o Carregado de conquistar a vitória, este domingo, frente ao Louletano, no Estádio do Algarve, em jogo da 15ª ronda do Nacional da II Divisão / Zona Sul.
O Carregado abriu a contagem, logo aos 7 minutos, num penálti indiscutível, convertido por Vítor Gomes. Na ponta final da primeira parte, a equipa algarvia empatou a contenda, por intermédio de Ivo, mas os azuis e brancos voltaram para a frente do marcador ainda antes do intervalo, com um golo de Marco Neves.
Na segunda parte, o Louletano intensificou as ações ofensivas, conseguindo o Carregado aguentar a pressão e ainda criar uma mão cheia de situações de perigo para a baliza adversária, duas delas flagrantes. Já no último minuto do tempo de compensação, o árbitro João Mendes (Santarém) viu o que mais ninguém conseguiu ver: uma suposta falta de Vítor Almeida na área, de todo improvável porque o central carregadense estava colocado à frente do jogador sobre quem supostamente fez a falta. Na marca de castigo máximo, Leandro aproveitou para fazer a igualdade (2-2).
Com este empate injusto, o Carregado desce para o 5º lugar, somando 26 pontos, menos 5 do que o novo líder Torreense, que venceu no reduto do Pinhalnovense (1-2), beneficiando do desaire do Oriental em Mafra por 1-0.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Alenquer e Benfica vence Biblioteca (4-1)

João Mendes foi grande na baliza
O Sport Alenquer e Benfica venceu a Biblioteca Instrução e Recreio por 4-1 neste sábado, em jogo da 11ª jornada Nacional da II Divisão / Zona Sul de hóquei em patins.
Numa partida em que o guarda-redes João Mendes foi a grande figura, ao impedir com um punhado de excelentes defesas que a única equipa que até ao momento bateu o líder Sporting se adiantasse no marcador, foi a formação alenquerense que conseguiu chegar à vantagem, à beira do intervalo, por intermédio de André Garção.
No segundo tempo, Rúben Martins – outra grande exibição! – dilatou o marcador com um “hat-trick”. A Biblioteca reduziu para 4-1, no último minuto, através de André Silva.

Mulher de 80 anos ameaçada de morte por gang

Partiram três dentes ao meu neto quando lhe enfiaram a pistola dentro da boca. Bateram-lhe até não se mexer.Ficou no chão em sangue, não sei como não o mataram."
Hortelinda Vieira viu, aterrorizada, o neto Fernando António ser brutalmente espancado por quatro homens armados, na casa onde a vítima vive, em Alenquer.
A idosa foi ameaçada para "não se meter". O gang roubou um televisor de plasma.
Anteontem de manhã, quando Fernando António, de 38 anos, abriu a porta de casa da moradia onde habita com os pais, em Obras Novas, em vez de encontrar a avó, de quem estava à espera, levou com a coronha de uma pistola na cara.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pena suspensa por falsificação de 2,5 milhões de dólares

Dois homens foram condenados esta sexta-feira a pena suspensa pelo crime de contrafacção de moeda, depois de terem sido apanhados em flagrante na posse de dois milhões e meio de dólares em notas falsificadas.
A sentença do tribunal de Alenquer diz que se tratou de um crime muito grave, mas atendeu à confissão do crime e à falta de antecedentes criminais dos arguidos. A estratégia de defesa pedia uma pena suspensa até cinco anos e teve uma vitória.
Francisco Guerreiro e Jorge Santos admitiram ao tribunal que fabricaram 25 maços de 100 dólares, numa máquina tipográfica e que adulteraram as sequências das notas, com o intuito de pôr o dinheiro falso em circulação.
O Ministério Público pedia prisão efectiva, mas a confissão levou à suspensão da pena.
Um dos arguidos foi ainda condenado pela posse de arma proibida e vai ter de pagar uma multa de 2400 euros.

Fonte: www.tvi24.iol.pt

Tribunal lê acordão do caso de alegada falsificação de 2,5 milhões de dólares

O Tribunal de Alenquer procede hoje à leitura do acórdão dos dois arguidos acusados de terem falsificado 2,5 milhões de dólares (1,9 milhões de euros) e que foram julgados em apenas uma sessão.
Nessa única sessão do julgamento, o procurador do Ministério Público (MP), Luís Pires, disse nas alegações finais não acreditar na versão relatada pelos arguidos, considerando que não houve uma confissão absoluta dos factos, e pediu prisão efetiva para os dois.
Por seu lado, os advogados de defesa alegaram que o MP "se enganou na acusação", chegando mesmo a afirmar que os arguidos foram indiciados por um "infiltrado da Polícia Judiciária" que se fez passar por comprador das notas falsas.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Janeiro é mês de cinema de borla para estudantes

A comédia"50/50" será exibida 
esta sexta (13) e domingo(15)
No âmbito da iniciativa “Janeiro, mês do cinema”, promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara de Alenquer, os estudantes alenquerenses podem assistir gratuitamente aos quatro filmes a exibir este mês no Auditório Damião de Góis. Basta que se façam acompanhar por um cartão escolar válido.
 Em Alenquer o preço dos bilhetes de cinema é metade do praticado nas salas comerciais – três euros para uma cadeira na plateia, mais 50 cêntimos se o espectador preferir o balcão. 
Este mês os estudantes poderão ver quatro filmes gratuitamente: dias 6 e 8, passa “Identidade Secreta”; sexta 13 e domingo 15, “50/50”; de 20 a 22, “Imortais”; “A Pele Onde Eu Vivo” é exibido no último fim-de-semana de janeiro.
O horário das sessões é fácil de fixar: à sexta e ao sábado o filme é exibido a partir das 21h30 e ao domingo a partir das 17h00.

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Alenquer e Azambuja

Os quatro homens que foram detidos nos concelhos de Alenquer e Azambuja, suspeitos de tráfico de droga nestes concelhos, vão aguardar julgamento em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Lisboa. A medida de coacção foi aplicada pelo juiz de instrução que os ouviu em primeiro interrogatório.
Os quatro homens, com idades entre os 23 e os 27 anos de idade, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana na sequência de uma investigação em curso há seis meses no âmbito do combate ao tráfico de droga na região. Na última semana o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Alenquer da GNR deu cumprimento a cinco mandados de busca domiciliária nas localidades de Abrigada (concelho de Alenquer) e Aveiras de Cima e Alcoentre (concelho de Azambuja). Foi o culminar de uma operação que recorreu a escutas telefónicas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Associações promovem ação de protesto contra parque eólico na Serra de Montejunto

Cinco associações, entre as quais a ALAMBI – Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente do Concelho de Alenquer e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, vão-se manifestar, no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 11 horas, junto ao Centro Interpretativo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, contra a projetada instalação de um parque eólico na Serra de Montejunto.
As associações ecologistas organizarão uma ação de sensibilização dos visitantes, prevendo-se a colocação de faixas de protesto, a distribuição de autocolantes e a recolha de novas assinaturas para a petição pública que está a ser promovida contra a instalação do parque eólico na Serra de Montejunto.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Instituto de Artes e Ofícios da UAL abre pólo em Torres Vedras e recupera Igreja da Merceana

A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) acaba de criar em Torres Vedras um polo do seu Instituto de Artes e Ofícios para disponibilizar vários cursos da área da conservação e restauro, disse hoje a coordenadora pedagógica do projeto.
"Este polo surge para descentralizar o instituto, que sempre funcionou em Lisboa, e para termos mais alunos, uma vez que começámos a aperceber-nos de que havia mercado em Torres Vedras", disse à Lusa Isabel Pires.
O instituto vai iniciar em fevereiro as aulas nos cursos de pintura, mobiliário, escultura/talha e cerâmica arqueológica, estando a decorrer inscrições até ao final do mês até ao máximo de 40 alunos nos quatro cursos.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Carregado vence Fátima por 3-1 e sobe ao 3º lugar

O Carregado entrou a vencer no primeiro jogo de 2012, ao bater em casa o Fátima, por 3-1, este domingo, em partida da 14ª jornada do campeonato nacional da II Divisão, zona Sul. 
Marco Neves inaugurou o marcador logo aos 4 minutos. Pedro Dionísio ampliou a contagem aos 40'. Logo a seguir, o Fátima reduziu para 2-1, numa grande penalidade convertida por Laranjeiro, a castigar mão na bola de Moisão na área.
Em cima do intervalo, Eduardo fixou o 3-1 que haveria de ser resultado final. 
Na segunda parte o Carregado controlou o jogo, embora os visitantes tivessem criado duas ocasiões flagrantes, que acabaram por ser ambas cortadas em cima da linha de golo por Vítor Almeida (53' e 72'). 
Com este triunfo, o Carregado soma 25 pontos e sobe ao 3º lugar. O Oriental lidera a classificação, com 30 pontos, seguido do Torreense (28).

Alenquer e Benfica com vitória folgada frente à Académica

A equipa de hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica recebeu este sábado a formação da Académica e triunfou por 8-3, numa partida alusiva à 10.ª ronda do campeonato nacional da II Divisão / Zona Sul.
Fábio Bogalho (1), Rúben Martins (3), Dário Santo (1) e André Garção (3) foram os marcadores da equipa alenquerense.
O Alenquer e Benfica entrou em ringue com um cinco inicial composto por: João Mendes (GR), Fábio Bogalho, Rúben Martins, Dário Santo e André Garção. Jogaram ainda: Pedro Lourenço, Ricardo Nunes e Filipe.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Romana, Yemmandala e Ricardo Soler participam na emissão de “A Festa é Nossa” em Alenquer

A popular cantora Romana, o grupo Yemmandala e o cantor alenquerense Ricardo Soler vão assegurar as principais atuações musicais na emissão do programa “A Festa é Nossa”, da RTP1, que será emitido este sábado, entre as 15h20 e as 18h20, em direto de Alenquer. Marta Costa (única guitarrista a tocar guitarra portuguesa) e a fadista Célia Leiria são outras atrações musicais confirmadas no programa conduzido por Júlio Isidro, que contará ainda com a participação de alguns conjuntos locais, entre os quais os grupos de Sevilhanas do Clube Taurino Alenquerense e de Hip Hop da Academia Art&Dança.
A emissão televisiva terá como palco o Parque Urbano da Romeira, englobando diretos a partir da encosta do Presépio, do Museu do Vinho, do Museu João Mário e da Feira de Produtos Tradicionais que decorre no Fórum Romeira.
Reunindo um vasto lote de convidados, “A Festa é Nossa” irá abordar, ao longo de três horas, as tradições alenquerenses associadas à quadra natalícia – como o presépio figurativo com figuras gigantes na encosta da vila e exposição de presépios, e os típicos e emblemáticos Cantar e Pintar os Reis –, bem como destacar vertentes e potencialidades concelhias como o vinho, a gastronomia, a doçaria tradicional e a etnografia.
Com tantos motivos de interesse, e prevendo-se para sábado condições climatéricas favoráveis, são esperados no Parque Urbano da Romeira muitos espetadores, que terão oportunidade de assistir “ao vivo”, gratuitamente, à emissão de “A Festa é Nossa”, que conta com o apoio da Câmara de Alenquer e do movimento cívico Todos Por Alenquer.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cinco detidos por tráfico de droga e armas ilegais

Cinco homens, entre os 23 e os 44 anos, foram detidos nos concelhos de Alenquer e Azambuja por suspeitas de tráfico de estupefacientes e posse de armas ilegais, na sequência de uma investigação desencadeada há seis meses pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Alenquer da GNR, disse esta terça-feira fonte da GNR.
Após buscas domiciliárias, foram apreendidas 43,5 gramas de haxixe, 0,9 gramas de MDMA e 31,8 gramas de cannabis, além de quatro telemóveis, duas armas de fogo ilegais, 25 munições, 800 euros em dinheiro e uma balança de precisão.
Na operação, foram ainda apreendidos três automóveis, um dos quais tinha sido furtado em Novembro em Loures.
Depois de presentes a tribunal, quatro dos suspeitos ficaram em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Fonte: www.omirante.pt

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VII Gala dos Campeões distingue melhores de 2011

É num ambiente de festa e de homenagem que a Câmara de Alenquer realiza mais uma edição da Gala dos Campeões, no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 17h30, no Pavilhão Desportivo Municipal. Pretende-se distinguir os atletas e coletividades do concelho que foram campeões em 2011.
O ano que findou caracterizou-se por um conjunto de excelentes resultados, pelo que serão perto de duas centenas os atletas homenageados na VII Gala dos Campeões, entre títulos regionais, distritais, nacionais, europeus e mundiais. 
Além da distribuição de troféus pelos campeões do concelho, a Gala irá proceder, pela primeira vez, à entrega do Troféu Projeto Desportivo na Área da Formação, instituído com o objetivo de distinguir projetos de formação desportiva na área do município.
Tal como nas anteriores edições, o evento contará com a participação de personalidades desportivas nacionais de referência. 

Fonte: "Nova Verdade"